Meet Me In The Garden: Memórias do Sudoeste
Bem sei que já passou algum tempo, mas este artigo está a ser redigido (em tempo real) no dia 12, um dia depois do fim do Meo Sudoeste. Isto de deixar artigos agendados tem destas coisas. Espero que não se importem. 

O Sudoeste deste ano teve os seus pontos positivos e os seus pontos negativos. Sinceramente, gostei mais do ano passado. Não tanto em termos de concertos, mas especialmente em termos de ambiente. Este ano tinha muita gente mesmo (para terem noção: em 2012 estiveram em média 3000 pessoas no recinto, este ano eram 9000) Claro que isto é sempre sinónimo de menos condições.

No ano passado, de manhã quando acordava e ao fim da tarde quando voltava da praia, apanhava sempre as casas de banho limpas. Este ano se as apanhei duas vezes limpas não me lembro. Os chuveiros estavam lotadíssimos. Em vez de meterem mais uma box de chuveiros dado que eramos o triplo das pessoas, não, deixaram-se ficar pelo material do ano passado. Resultado: filas intermináveis. Especialmente àquela hora que toda a gente voltava da praia/Canal.

Por falar em Canal. Também tenho pontos negativos a seu respeito. Para quem não sabe, o Canal é uma espécie de barragem onde podemos tomar banho, que fica mesmo colado ao parque de campismo do Sudoeste. Muito útil para quem não leva carro e não gosta de ficar à espera do autocarro para ir para a praia. Eu até gosto daquilo, mas no ano passado tinham um insuflável de obstáculos lá no meio, este ano tinham uma plataforma flutuante.. Comparem.. Além disso como estava muito mais cheio que no ano passado, as pessoas tinham tendência a ir para lá da curva (normalmente as pessoas ficam todas juntas antes da curva por uma questão de visibilidade para o nadador-salvador). O que acontece é que quem tinha de ir para aí por falta de espaço, raramente era honrado pela presença do nadador-salvador, já para não dizer que aquela zona não está preparada para receber pessoas, ao ponto de não ter nenhuma escada ou corda para sair de dentro de água. Vi imensas pessoas a agarrarem-se a uma mangueira que lá estava para conseguirem sair.

A segurança também deixava muito a desejar. Ou embirravam com vocês ou então mal olhavam para vocês. A minha irmã começou "a gozar" com o segurança que a estava a revistar porque ele estava a fazer alguma coisa desnecessária (já não me lembro o quê) - ele não só a mandou retirar tudo o que tinha nas malas como ainda lhe mandou fora uma colher.. Uma colher!! Já a mim, que ia sorridente e saltitante, o segurança nem me mandou abrir a mala. Perguntou só: tem facas ou objectos de vidro? Eu disse que não e ele desejou-me um bom festival. Mais nada. Lá dentro havia imensa gente com facas, garrafas de vidro, enfim. Então quando chegava a hora dos concertos e se juntava muita gente no check point era a loucura. Supostamente não se podia levar bebida ou comida lá para dentro, mas eram tantos que eles mal viam se tinham pulseira ou não. Lamentável. E tanto cuidado, tanto cuidado, mas no último dia houve uma carrada de assaltos. Isto porque durante o dia os seguranças passam o tempo na converseta uns com os outros em vez de estarem atentos.

Também fiquei triste em relação aos brindes e às filas para os passatempos. As filas eram enormes. Cheguei a ficar numa uma hora e meia na central da EDP. Deviam arranjar outra forma de "despachar" as pessoas, não sei. O problema dos brindes foi que eram muito poucos. Para terem uma ideia: andavam a distribuir umas fitas com florzinhas mesmo giras, assim como umas fitas coloridas neon, também para pôr no cabelo - quando perguntei a uma rapariga onde as arranjara disse-me que tinha pedido a uma rapariga que tinha andado a distribuir, mas que a própria disse que já eram as últimas e que não tinham conseguido distribuir nem por metade das pessoas. É uma pena porque a maioria dos brindes não tem grande utilidade pós-festival, mas aqueles acessórios até teriam o seu efeito.. Enfim..

Quanto aos concertos. Alguns foram muito bons, muito bons mesmo. Tenho de destacar: Richie Campbell, apesar de já o ter visto umas três mil vezes em palco acho que consegue sempre motivar o público e fazer-nos "levantar o pé do chão" como se diz; Natiruts, que concertão! Muito bom mesmo. Delirei.; Pitbull foi uma agradável surpresa. Por norma não sou grande fã do género musical deste artista e não penso que seja nem de perto nem de longe um dos melhores cantores dos últimos vinte anos, mas que deu um espectáculo enorme e que nos pôs aos saltos, ai isso pôs; Dengaz, aqui sou suspeita porque o adoro como artista e como pessoa há já algum tempo, mas para mim Dengaz é sempre do melhor!; Janelle Monáe, não conhecia, mas é de uma energia.. Além disso tem uma voz sublime, mas admito que não é para todos; Pete Tha Zouk, que já faz parte da mobília e ainda bem porque aquece o público que "é um brinco"; Calvin Harris, muito contrariamente a Avicii que foi uma decepção porque tocou muito poucas músicas conhecidas e muito poucas músicas dele, Harris passou músicas dele, mexidas, conhecidas, rebentou tudo mesmo; Expensive Soul, são mais uns dos quais já vi um monte de vezes, mas como são um grupo conhecido e querido de todos, é fácil puxar por nós; Por último tenho que destacar Snoop Dog - just WOW e os portugueses Orelha Negra com a crew do hip hop tuga toda atrás. Deram um show! Aconselho vivamente a procurarem vídeos no Youtube ou gravações da SicRadical porque merecem mesmo uma olhadela!

Depois houve aqueles artistas que não conhecia, mas que gostei e gostaria de destacar: Donavon Frankenreiter, DJ Xinobi+Da Chick, João Só, Gyptian. Muito bons, realmente. Em relação aos que não valeram a pena: Avicii, como já tinha dito; CeeLoGreen - não por ser um mau cantor, eu adoro as músicas dele! Mas o concerto foi muito mau mesmo.. Parecia que estava cansado. Arrastava palavras, mudava melodias. Não gostei mesmo.. Tive pena porque, lá está, gosto mesmo dele.. Outro concerto que não está no top e sinto-me na obrigação de explicar o porquê - é Soja. Eu gosto muito de Soja e eles deram um concerto muito bom, o que eu não gostei foi do posicionamento do concerto em termos de horário. Puseram Pitbull logo a seguir a Natirus, claro que estávamos todos on fire, e depois puseram Soja a seguir a Pitbull.. É música para chill.. Não resulta se a põe logo a seguir a Pitbull. O pessoal acabou por ficar aborrecido, cansado e não conseguiu dar o devido valor (isto dito de uma forma geral, atenção) eu, por exemplo, comecei a ficar cheia de sono. Ainda fui para a tenda electrónica, mas tive de me ir deitar porque perdi o ritmo.

E pronto.. Acho que já falei sobre tudo. Não consegui ir a todos os concertos, um dos que perdi e queria ter ido ver foi Mind The Gap, mas puseram ao mesmo tempo que outra coisa que quis ir ver. Era difícil estar em todo o lado ao mesmo tempo. Além disso, quando se dorme pouco e se alimenta mal também não temos a energia toda que gostaríamos de ter nestas ocasiões. Então eu, no último dia fiquei super doente. Estive a beber águinha a noite inteira e a ver os meus amigos bêbados a rirem-se que nem uns perdidos. É a vida. Tinha de cuidar de mim. Só tenho pena porque podia ter estado acordada muito mais tempo e não consegui. Às 4h tive de me ir deitar que já revirava os olhos.  

Aqui ficam algumas fotografias das minhas adoráveis memórias deste Meo Sudoeste 2013:

Sines, a chegar

 




Avicii 

Alesso 

Richie Campbell 

Natiruts 





Almograve

Zambujeira do Mar


Cee Lo Green 

Calvin Harris



Depois de Sines, à partida 

Etiquetas: , , , , , , , ,

[ 1 comments ]